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A Educação Da Primeira Infância Na Perspectiva De Comenius

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No estudo de Philippe Ariès (1914-1984), observou-se que a partir do século XVII houve uma crescente ênfase na instituição escolar, que propunha a substituição da família por profissionais da educação, no ensino dedicado à criança, que, antes depreci ada, começava a receber destaque e tornava-se figura central na família. A criança, de filho, passou a ser intuída como aluno e percebida como criança-aluno.   O pedagogo tcheco João Amós Comenius, enquanto apologista da instituição escolar, ao pro por sua organização escolar, inicia pela escola materna, denominando-a como ?escola da infância?, o que demonstra claro entendimento de que o ambiente familiar era uma das classes escolares essenciais em sua proposta de reformar e organizar a institu ição escolar, visto que dela dependeriam as demais classes.   A escola-família deveria ser considerada como prioritária, já que nela se formaria a criança-aluno de zero a seis anos, e os pais não só seriam responsáveis em prover a educação, mas igu almente considerados como ?pais-professores?, e as crianças como alunos dessa instituição, família-escola.   Aos pais-professores era indispensável prover manuais para que soubessem ensinar a criança-aluno. No atendimento dessa demanda é que Comeni us escreveu a Didática magna, A escola da infância e a Pampaedia, sendo que, das três, a que mais se harmoniza com o formato de manual destinado à educação da primeira infância é a obra A escola da infância, conforme analisada neste livro.   No pri meiro capítulo ? A obra de Comenius à luz da interpretação de Philippe Ariès: valorização e descoberta da criança ? foram estabelecidos vínculos hermenêuticos entre Ariès e Comenius com ênfase na valorização e descoberta da criança.   O segundo cap ítulo ? Comenius em prol da escola: ensinar a todos ? evidenciou o pedagogo tcheco como um árduo defensor da instituição escolar. No último capítulo ? Educação da primeira infância: pais-professores e criança-aluno de zero a seis anos ?, o objetivo s e fundamentou em investigar nas obras Didática magna, A escola da Infância e Pampaedia as razões pelas quais Comenius se referia à educação das crianças de zero a seis anos, denominando- a de ?escola da infância?.   Obra recomendada para pedagogos, docentes de mestrado e doutorado, filósofos, profissionais da saúde da infância, políticas sociais da Educação e de áreas correlatas. Leitura complementar para as disciplinas Educação da Infância, História da Educação, Filosofia da Educação, Didátic
Autor(es):
Edson Pereira Lopes
Dimensões:
6,0cm x 17,0cm x 24,0cm
Páginas:
128
Acabamento:
Brochura
ISBN:
9788522494378
Código:
1443958
Código de barras:
9788522494378
Edição:
1
Data de Edição:
18/02/2015
Idioma:
Português
Peso:
270
  • Informações do produto Seta - Abrir
    No estudo de Philippe Ariès (1914-1984), observou-se que a partir do século XVII houve uma crescente ênfase na instituição escolar, que propunha a substituição da família por profissionais da educação, no ensino dedicado à criança, que, antes depreci ada, começava a receber destaque e tornava-se figura central na família. A criança, de filho, passou a ser intuída como aluno e percebida como criança-aluno.   O pedagogo tcheco João Amós Comenius, enquanto apologista da instituição escolar, ao pro por sua organização escolar, inicia pela escola materna, denominando-a como ?escola da infância?, o que demonstra claro entendimento de que o ambiente familiar era uma das classes escolares essenciais em sua proposta de reformar e organizar a institu ição escolar, visto que dela dependeriam as demais classes.   A escola-família deveria ser considerada como prioritária, já que nela se formaria a criança-aluno de zero a seis anos, e os pais não só seriam responsáveis em prover a educação, mas igu almente considerados como ?pais-professores?, e as crianças como alunos dessa instituição, família-escola.   Aos pais-professores era indispensável prover manuais para que soubessem ensinar a criança-aluno. No atendimento dessa demanda é que Comeni us escreveu a Didática magna, A escola da infância e a Pampaedia, sendo que, das três, a que mais se harmoniza com o formato de manual destinado à educação da primeira infância é a obra A escola da infância, conforme analisada neste livro.   No pri meiro capítulo ? A obra de Comenius à luz da interpretação de Philippe Ariès: valorização e descoberta da criança ? foram estabelecidos vínculos hermenêuticos entre Ariès e Comenius com ênfase na valorização e descoberta da criança.   O segundo cap ítulo ? Comenius em prol da escola: ensinar a todos ? evidenciou o pedagogo tcheco como um árduo defensor da instituição escolar. No último capítulo ? Educação da primeira infância: pais-professores e criança-aluno de zero a seis anos ?, o objetivo s e fundamentou em investigar nas obras Didática magna, A escola da Infância e Pampaedia as razões pelas quais Comenius se referia à educação das crianças de zero a seis anos, denominando- a de ?escola da infância?.   Obra recomendada para pedagogos, docentes de mestrado e doutorado, filósofos, profissionais da saúde da infância, políticas sociais da Educação e de áreas correlatas. Leitura complementar para as disciplinas Educação da Infância, História da Educação, Filosofia da Educação, Didátic
  • Especificações Seta - Abrir
    Autor(es):
    Edson Pereira Lopes
    Dimensões:
    6,0cm x 17,0cm x 24,0cm
    Páginas:
    128
    Acabamento:
    Brochura
    ISBN:
    9788522494378
    Código:
    1443958
    Código de barras:
    9788522494378
    Edição:
    1
    Data de Edição:
    18/02/2015
    Idioma:
    Português
    Peso:
    270